“Deves saber a que porto te diriges a fim de aproveitar o vento que para lá te há de conduzir.” Lúcio Aneu Sêneca
Métodos de Trabalho
A comunicação está no cerne das nossas relações e está intimamente ligada ao nosso instinto de sobrevivência, afinal somos seres sociais.
Se queremos que os outros nos compreendam é preciso que nos compreendamos. A comunicação tem um papel fundamental na nossa vida diária, mas a comunicação humana é desafiante. A relação interpessoal pacifica é baseada na perceção individual da realidade e na sua capacidade de comunicação, no nosso comportamento, nas nossas ações, nas nossas emoções, e tem por base as experiências vividas. Assim, cada individuo tem a sua perceção da verdade, o que muitas vezes gera conflitos, uma vez que cada um considera a sua verdade como a única verdade.
Tornarmo-nos conscientes de que cada um tem um ponto de vista e praticarmos a aceitação disto é possível evitar conflitos e mal-entendidos. Sem dúvida é mais fácil dizer que fazer “porque a mente prega partidas”. Mais vezes do que gostaríamos, comunicamo-nos por meio de críticas, julgamentos, comparações e rótulos, o que nos impede de criar, cultivar e promover um ambiente sadio, seja de trabalho, social ou familiar.
A Jogos da Mente, através das ferramentas e Método Points of You®, desenvolve projetos que promovem, inspiram e motivam a comunicação interpessoal, seja qual for o tema que queira implementar, solucionar, gerir ou criar na sua empresa, associação, escola, comunidade, grupo de trabalho, e outros.

“O que dás, dás a ti. O que não dás, a ti tiras.” Alejandro Jodorowsky
Comunicação Interpessoal
A comunicação é tão importante para o ser humano como a água o é para o peixe. O modo como comunicamos tem raízes no passado, aprendemos a comunicar de determinada maneira e a pensar de acordo com os hábitos das pessoas com quem convivemos. Desta forma, cada um de nós possui um sistema de crenças e de valores e uma visão de mundo diferentes.
A comunicação interpessoal perfeita é impossível, o que não significa que não nos esforcemos cada vez mais para interpretar o mais corretamente possível as informações que recebemos e nos façamos compreender o melhor possível pelos outros para que possamos criar um impacto positivo no âmbito profissional e pessoal.
Resolver Conflitos
Todos nós, já várias vezes, fomos confrontados com mal-entendidos ao dar significados bastante diferentes daqueles que nos pretendiam transmitir. Ouvimos o que o outro não disse, ou os outros não perceberam o que dissemos. É fundamental que, no processo de comunicação, tenhamos presente, não só o significado que atribuímos às coisas, os nossos gestos, palavras e expressões, mas que estejamos atentos também aos possíveis significados que as outras pessoas, com quem comunicamos, lhes possam dar. Portanto, o primeiro passo para a resolução de conflito é detetar o problema interpessoal – falha na comunicação.
“O conflito é o processo que começa quando uma parte perceciona que frustrou a outra ou está prestes a frustrar algo que lhe diz respeito.” Kenneth Thomas
Gestão Emocional
As emoções têm mais poder que a razão. As emoções influenciam e modificam muitos aspetos da nossa saúde física, em especial a nossa saúde mental.
A tomada de decisão, por exemplo, é um processo guiado pelas emoções, uma vez que é a interpretação emocional do individuo que está por detrás da decisão, embora possa ser de forma inconsciente.
Aprender a gerir as emoções promove relações saudáveis e um estado mental de maior clareza, foco e produtividade.